Valorizar a arte para a construção de uma educação sustentável

24/05/2014 20:02

De acordo com a orientação da Carta da Terra (1992-2000, p.7) “(...) devemos desenvolver e aplicar com imaginação a visão de um modo de vida sustentável nos níveis local, nacional, regional e global”. E por isso, Eça (2010) defende que a Arte e a Educação através da Arte têm um papel relevante na construção de um ambiente e futuro sustentável porque “promovem a criatividade, inovação e pensamento crítico, capacidades fundamentais para uma cultura emancipadora, de igualdade e responsabilidade social”. (p.13) Para tanto, é pertinente repensar a educação através da arte nestes tempos atuais de inclusão para que estes alunos surdos possam ter os seus direitos respeitados quanto a uma educação de qualidade. 

Todavia, destacam-se aspectos da realidade brasileira que deixam a desejar para o desenvolvimento desta criatividade. O primeiro corresponde à falta de profissionais de Arte, porque mesmo reconhecendo através da LDB-9.394/96 a obrigatoriedade da Arte na Educação Básica, são poucas as escolas públicas com professores de Arte habilitados nos anos iniciais da Educação Básica. Normalmente, são os próprios professores de turma que realizam algumas atividades artísticas voltadas, muitas vezes, para a aplicação do conteúdo anteriormente ministrado, e que embora estejam respaldados pela resolução CNE/CEB n.7, art. 31, 2010, não possuem Licenciatura em Educação Artística. E o segundo aspecto é a desvalorização deste saber necessário ao desenvolvimento da criatividade e sua reformulação nos tempos atuais, já que a Educação se vê voltada para questões socioambientais e para a construção de um futuro sustentável, portanto refletir sobre isto é também refletir sobre uma educação de qualidade para o alunos surdos e para qualquer aluno da rede regular de ensino.

Referência bibliográfica:

CARTA DA TERRA. Disponível em < www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/arquivos/carta_terra.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2012.

EÇA, Teresa Torres Pereira. Educação através da Arte para um futuro sustentável, Campinas: Cad. Cedes, vol.30, n. 80, p.13-25, jan./abr. 2010. Disponível em < https://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 dez. 2012.